O PRINCÍPIO CRIATIVO
DESCRIÇÃO
O arcano Ás de Paus, no padrão Marselha, está representado por uma mão direita que sai do centro de um campo de força circular com 8 vilosidades internas e superfície pontiaguda. O movimento se dá da direita para a esquerda de quem vê. A mão segura, pela extremidade mais fina, um pedaço de pau com os galhos cortados próximo ao eixo, de maneira rudimentar, sem acabamento. Ao redor do pedaço de pau vemos emanações de energia que parecem labaredas de fogo coloridas apontando para cima.
ASSOCIAÇÕES
1) A unidade, o número 1, o ponto.
2) O início, o ponto de partida.
3) O espírito, o “self”, a força vital, a liberdade, a energia, o poder.
4) A clava ou tacape, também chamada de bastão é uma arma associada ao semideus grego Hércules.
O tacape é imagem comum a dezenas de esculturas nas quais Hércules é retratado em luta, empunhando sua borduna, feita a partir de uma oliveira. Hércules é filho de Zeus, deus maior do Olimpo, e de uma mortal chamada Alcmena. Com a força de um deus associada à fragilidade humana, Hércules representa todo aquele que usa seu poder de forma ainda primitiva, entre erros e acertos.
5) A criação expressa o criador. A arte expressa o artista.
“Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos? Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.” Mateus 7:16-18
O pedaço de pau representa uma força bruta da natureza aguardando ser entalhada e polida para tornar-se instrumento valioso à disposição do propósito a que se destina.
Nas cartas da corte vemos quatro representações de paus: a clava apoiada no chão pelo pajem, a maçã (mace, em inglês) apoiada no ombro pela rainha, o bastão de comando, símbolo de autoridade e poder que o rei ostenta e um pedaço bruto de pau carregado pelo cavaleiro. Isso mostra o quanto a madeira é um material versátil, que se presta a confecção de todo tipo de utensílio, instrumento e construção. Cabe a cada um escolher, entre as infinitas possibilidades, o que criar e qual propósito dar à sua criação.
Ao criar é bom ter em mente que as consequências causadas pelas nossas criações recaem sobre os nossos ombros, pois liberdade e responsabilidade são inseparáveis.
O Ás de Paus representa o princípio criativo, a energia divina essencial, a chama espiritual responsável pela autenticidade, pelo despertar espiritual e pela iluminação. A fagulha criativa da genialidade que dá início a ideias e projetos, tanto quanto à expressão saudável de si mesmo.
O Ás de Paus se manifesta como uma energia disponível para a concepção de ideias criativas e projetos e, pode surgir também como uma intuição, uma revelação ou uma inspiração. A energia vital do Ás de Paus pode, com isto, favorecer a criatividade e a imaginação, além de trazer uma atmosfera propícia para a revelação mística e a tomada de consciência.
MENSAGEM
A EXPRESSÃO DE QUEM SOMOS EMERGE EM TUDO O QUE FAZEMOS.
CONSELHO
USE SUA CAPACIDADE CRIATIVA COM RESPONSABILIDADE E BOA INTENÇÃO.