O Reino de Paus é um reino ensolarado e quente. O sol brilha forte neste reino, o que exige soluções criativas de seus habitantes para contornar os desafios naturais e tirar o melhor proveito de suas terras. Essas características são um estímulo a mais para a imaginação fértil desse povo, reconhecido por suas soluções engenhosas e bela arquitetura.

O Reino de Paus é famoso também por sua produção artística. Desde cedo as crianças são incentivadas a entrar em contato com a música, a dança, a literatura entre outras atividades e desenvolver seus talentos. Essa educação preza o valor da prática para atingir um ótimo nível de excelência através de treinos e ensaios que fazem parte da rotina destes estudantes.

A espiritualidade é muito marcante no povo de Paus, o misticismo e o esoterismo são muito populares. Isso se vê refletido no fato da cultura vegana ser bastante popular e na busca por curas naturais e tratamento espiritual. Apesar de se localizar em terras distantes, o reino é um lugar muito procurado por peregrinos de todas as partes, pessoas que buscam respostas para questões filosóficas, cura espiritual, autoconhecimento e transformações interiores. 

O povo de Paus, de maneira geral, é constituído por pessoas independentes que gostam de se guiar pela própria cabeça e não costumam dar muita atenção ao que os outros pensam a respeito delas. Costumam ser vanguardistas e lançar novas tendências que, com o tempo, se tornam conhecidas até mesmo em reinos distantes. Eles demonstram espírito aventureiro, são desbravadores, exploradores que gostam de encarar os desafios como oportunidades de superação dos próprios limites. Entusiasmados, amam a vida e se entregam a ela, sem medo do desconhecido, pois a fé que sentem é forte e se expressa de forma pessoal na individualidade de cada um, reforçando a confiança e a autoestima.

Escândalos recentes trouxeram ao conhecimento público do reino, a atuação de charlatães, criaturas inescrupulosas que se aproveitavam da boa fé de pessoas ingênuas e de peregrinos para satisfazer desejos egoístas. Há também um comércio muito grande nesta área, onde preços exorbitantes acompanham promessas de cura e grandes conquistas pessoais. Neste caso, é preciso bom senso por parte dos clientes e a consciência de que os segredos que precisam ficar nas sombras geralmente pertencem às sombras.

O Reino de Paus está em pleno desenvolvimento, a inventividade de seus trabalhadores tem possibilitado o surgimento de novidades tecnológicas na produção de energia limpa e no melhor aproveitamento de resíduos. O progresso também aparece nas novas tendências de comportamento, onde se percebe traços de uma sociedade mais fraterna, mais receptiva a diversidade, voltada para o bem comum e para o cuidado com o planeta.