A vontade molda o destino. Os pensamentos, os sentimentos, as ações, os conflitos e as dúvidas também moldam o destino. Sejam eles conscientes ou inconscientes.

O PAJEM

O Pajem representa a parte imatura de cada um, a parte que está presa à ignorância humana.  O Pajem desconhece as leis que regem a vida, as forças com as quais interage, o poder que inconscientemente utiliza, desconhece as suas fraquezas e os seus potenciais. 

O Pajem não sabe que o seu mundo interior se manifesta no mundo exterior e, que ele participa deste mundo como cocriador.

O Pajem não sabe como utilizar, de maneira consciente e responsável, as leis universais a seu favor, por isso cria situações que mais tarde se voltarão contra ele.

O Pajem de Paus ignora as atitudes que o mantém separado dos demais e que fazem com que seja rejeitado. Isso o faz sentir-se inseguro.

O Pajem não percebe que a humanidade e a natureza seguem as mesmas leis universais, nem tão pouco vê que o homem, a natureza e o planeta formam uma mesma unidade. O jovem Pajem não confia na natureza e por fazer parte dela, isso implica dizer que ele não confia em si mesmo ou na vida.

O Pajem de Ouros infringe as leis da natureza e sofre as consequências disso por meio de doenças e calamidades.

O pajem de Espadas tira conclusões precipitadas, julga mal e acaba sendo julgado erroneamente também.

O Pajem de Copas não sabe como lidar com as emoções e acaba por atrair sofrimento para si mesmo e para os outros.

O CAVALEIRO

O Cavaleiro representa aquela parte de nós que luta para deixar para trás a ignorância do pajem e adquirir a sabedoria do casal real. E em cada um dos reinos ele vive suas batalhas em busca de sabedoria.

O Cavaleiro de Paus busca sabedoria espiritual para tornar-se senhor de si mesmo e expandir sua consciência.

O Cavaleiro de Ouros busca sabedoria no campo físico para, de maneira saudável, tornar-se senhor nos assuntos materiais;

O Cavaleiro de Espadas busca adquirir sabedoria no campo intelectual para tornar-se senhor de sua razão e agir com justiça.

O Cavaleiro de Copas busca sabedoria na dimensão emocional para tornar-se senhor de seu coração e canalizar o amor.

O CASAL REAL

Já o rei e a rainha entendem a relação entre a vontade e a substância divina que permeia todo o universo e que molda a vida.  Eles sabem que o mundo exterior é a modelagem, é a manifestação do mundo interior. Que não existe “eu contra o mundo” ou “o mundo contra mim”.   Eles sabem que as manifestações exteriores refletem o que se passa no interior das pessoas e que os conflitos exteriores são reflexos dos conflitos interiores. O casal real sabe que as crenças, os pensamentos, os sentimentos, os desejos e reações de uma pessoa moldam a vida e o destino dela.