O tarô fala por meio de imagens. A comunicação se dá por meio da associação de imagens com ideias.

O QUE SÃO ASSOCIAÇÕES?

O ato de associar significa juntar, reunir uma coisa à outra. A mente associa as imagens a um significado.  Essa associação pode ser aprendida da mesma forma como aprendemos que o sinal vermelho, num semáforo de rua, significa “pare” e o sinal verde significa “siga”. A associação pode se dar por proximidade temporal dos eventos, coincidência, raciocínio etc. A mente reunirá as informações de que dispõe para dar significado ao mundo à sua volta. Quanto maior o conhecimento e a sabedoria de uma pessoa, quanto mais memórias disponíveis ela tiver armazenado, maior será o leque de associações oferecidas pela mente dela.

COMO ENTENDO O QUE O TARÔ FALA?

A mente é equipada para encontrar significados e entender o mundo a sua volta. Ela faz isso por meio dos órgãos dos sentidos e sensores nervosos que trazem informações do corpo e do mundo para dentro do cérebro onde este associa os diferentes estímulos elétricos que recebe com as informações armazenadas em sua memória. Preenche as lacunas faltantes com informações prévias, conceitos, lembranças e impressões disponíveis e emite um parecer a respeito do que esteja acontecendo ao redor. A realidade percebida pelo cérebro é pessoal embora seus aspectos gerais possam ser compartilhados por outros seres.

Os conhecimentos prévios do tarólogo podem ser somados à sua intuição, a uma inspiração e às projeções que faz a partir do sua visão do mundo.

  1.  PROJEÇÕES

Cada um vê o mundo através das suas próprias lentes de valores.       A experiência pessoal, a cultura, a memória, os valores, o conhecimento são projetados fora da pessoa. Assim, vemos no mundo exterior o que há no nosso mundo interior.

A projeção é o nome que se dá também para um mecanismo de defesa no qual aquilo que não é aceito em si mesmo é jogado para o inconsciente e projetado no outro. A não aceitação e a repressão de comportamentos, desejos, pensamentos ou sentimentos que estão confinados no inconsciente de uma pessoa podem ser projetados no ambiente exterior sem que a pessoa saiba. Isso favorece a confusão na percepção dos comportamentos alheios pois é possível  que os reais comportamentos do outro sejam cobertos e confundidos com os nossos comportamentos rejeitados e projetados sobre eles.

  • INTUIÇÕES E INSPIRAÇÕES

A intuição e a Inspiração podem ser definidas como um conhecimento, uma conclusão, um conceito, uma informação obtida de imediato (sem um raciocínio prévio) a respeito do assunto em questão. A intuição teria origem no interior da psique enquanto a inspiração viria do exterior, como se fosse o sopro de um anjo.

O tarô é um instrumento simbólico, seus arcanos revelam o que está oculto ou inconsciente para o consulente. Para decifrar um arcano é preciso conhecer seu código, seu sistema. A compreensão de um símbolo ervela a sua mensagem.

Todos esses fatores permitem ao tarólogo entender a linguagem simbólica do tarô.