O Reino de Espadas está associado à dor e ao sofrimento resultantes dos conflitos, tanto internos quanto externos.

A dor emocional é um sintoma que indica a existência de um conflito interior. Um conflito interior é um choque entre os interesses ou desejos não saudáveis que batem de frente com a parte saudável no interior do ser.

COMPORTAMENTOS QUE RESULTAM EM DOR EMOCIONAL

Negação da realidade – a não aceitação da realidade é fator de sofrimento. Aceitação não significa concordância ou cumplicidade. Aceitar a realidade é constatar os fatos. O contrário da aceitação é a negação. A negação da realidade mantém a pessoa em suspensão, pois não se pode mudar aquilo que não existe. Para mudar alguma coisa é preciso aceitar que esta coisa existe.  A criança pequena cobre os olhos com as mãos e acredita que está invisível. Ela acredita que se ela não está enxergando, ninguém mais está enxergando também. Negar-se a ver a realidade é agir com esta mesma convicção infantil.

Autotraição – a pessoa sofre quando trai a si mesma, o seu ritmo e a sua autenticidade. Esse tipo de conflito pode se dar quando a natureza genuína e legitima do ser é atropelada pelas imposições do meio social, das expectativas e das cobranças.

Realidade versus idealização – um conflito bastante comum é aquele entre a realidade e a idealização, entre o que a pessoa entende do que é a sua vida e o que ela deseja ou entende que deveria ser a sua vida, o mundo ou ela mesma.

Arcano Dois de Espadas do Tarô Universal de Waite (Edith Waite) da editora Isis

O perfeccionismo é outro fator de conflito junto com as próprias exigências de atingir patamares de desempenho muito altos. 

Os conflitos exteriores são reflexos dos conflitos interiores que as pessoas projetam para o mundo.

Conclusões errôneas – laços afetivos quebrados, perdas, desejos não satisfeitos, necessidades não atendidas costumam vir acompanhadas de conclusões a respeito das causas que desencadearam o ocorrido. Esse entendimento, caso esteja distante da verdade, pode causar mais dor e sofrimento, pois essas conclusões errôneas podem vir a se tornar crenças, decretos, hábitos ou padrões que levarão à repetição de experiências dolorosas similares.

Há, no entanto, pessoas que parecem não sentir dores emocionais. A causa pode ser o desenvolvimento da insensibilidade. A insensibilidade atua como uma carapaça e amortece os sentimentos.

Outra possibilidade para a insensibilidade ocorrer é a pouca saúde emocional que algumas pessoas têm. Essa pouca saúde faz com que o lado saudável não tenha forças para fazer obstáculo aos desejos doentios. Sem esse choque de forças, a dor emocional é muito pequena ou até imperceptível. É o caso dos psicopatas que não sentem culpa ou remorso.