RUMO À VITÓRIA

DESCRIÇÃO

O Ás de Espadas, no padrão RWS, mostra, na parte inferior da cena, uma paisagem de altiplano com um pico de montanha ao fundo. O céu nas alturas está lilás. À esquerda de quem olha, vemos uma nuvem. De dentro desta nuvem surge uma mão que irradia uma luz esférica branca com bordas em tons de amarelo. Esta mão empunha uma espada de dois gumes. No alto da lâmina, flutua uma coroa real dourada que sustenta, em sua borda, um ramo de palmeira e um ramo de oliveira. Emanações de energia aparecem dos dois lados da base da lâmina como labaredas amarelas que apontam para a esquerda.

Na arte original, o céu aparece acima dos picos das montanhas e a mão irradia uma luz brilhante que se apresenta mais clara do que a cor do céu.

ASSOCIAÇÕES

A mão de Deus simboliza uma oferta divina.

O portal de luz simboliza a dimensão superior da qual a mente humana é apenas uma manifestação.

A coroa simboliza a nobreza da faculdade mental.

O ramo de palmeira simboliza a vitória, o triunfo. Foi com este sentido que este ramo foi usado na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. O ramo de oliveira simboliza a persistência com que esta árvore busca água no subsolo e sua impressionante longevidade.

As labaredas de energia representam o poder e a difusão das ideias.

Com este simbolismo, o Ás de Espadas representa a mente superior como um atributo divino que, persiste diante da boa luta e nos leva longe em direção à vitória.

O Ás de Espadas representa a energia mental, a força do pensamento, a mente pensante, a inteligência, a capacidade de refletir e buscar soluções para os problemas. A estratégia para lutar ou competir.

A mente é um instrumento fantástico, maravilhoso que deve ser usado com sabedoria. Assim como a espada de dois gumes, a mente pode cortar para o bem ou para o mal. A mente pode cortar as amarras e libertar alguém da ignorância tanto quanto pode planejar como ferir ou matar. À serviço do eu inferior, a mente pode causar grande destruição.

A mente, como um soldado, cumpre ordens e coloca-se a serviço de uma causa, de um ideal ou autoridade.  O objetivo da mente é servir. A mente serve à vontade, aos sentimentos e emoções, aos desejos e para saciar as necessidades físicas, serve ao corpo.  

A mente irá trabalhar para encontrar um caminho até a vitória. Ela irá medir, calcular, raciocinar, comparar, associar e fazer todos os planos que precisar para concluir sua missão. Usará dos recursos disponíveis, das instruções e informações de que dispõe para planejar suas estratégias. Irá buscar memórias, tirar conclusões do mundo a sua volta e usá-las para alcançar sua meta.

A mente não tem valores éticos próprios. A conhecida frase:   “Eu apenas cumpria ordens” se aplica perfeitamente à ela. O questionamento ético e filosófico pertence ao espírito. A mente não questiona se os testes de laboratório feitos em animais são éticos ou se as guerras são justas, ela apenas faz o que precisa ser feito para atingir seus objetivos. Para a mente o que importa é concluir sua tarefa com sucesso.

A história nos conta de bombas atômicas jogadas sobre cidades com milhares de habitantes, de campos de extermínio, de manipulações genéticas bizarras, de armas químicas e biológicas e nos mostra que a mente hábil, sem o amor, pode ser usada como uma arma perigosa de destruição.

Essa imagem nos alerta para empunharmos a espada com sabedoria, servindo aos altos propósitos do bem, pois a mente posta a serviço da luz, do amor e do eu superior usará de suas incríveis habilidades para o bem e para o progresso de todos.

As conquistas da vida se dão, muitas vezes, graças à luta, à batalha, ao enfrentamento dos problemas e dos desafios. O Às de Espadas é a atitude racional, objetiva, planejada de enfrentamento que, bem direcionada nos coloca rumo à vitória.

MENSAGEM

A inteligência aliada à sabedoria nos leva rumo à vitória.

CONSELHO

Escolha apenas as batalhas necessárias para lutar. Pense, reflita e encontre a melhor solução para contemplar o bem comum.