O MAUSOLÉU

DESCRIÇÃO

O arcano Quatro de Espadas, no padrão RWS, mostra a sepultura de um jovem cavaleiro. Na lateral, ao lado da efígie está depositada sua espada. Na parede do mausoléu, se vê um vitral no qual uma figura aparece ajoelhada aos pés de uma senhora que possui uma aureola sobre a cabeça.  Na mesma parede, três espadas aparecem suspensas num suporte, em repouso, com as pontas para baixo. A escultura do cavaleiro tem as mãos em posição de prece apontadas para o alto.

ASSOCIAÇÕES

1) As espadas cuidadosamente suspensas sugerem que a luta e a batalha pela vida cessaram. As pontas das espadas apontam para o solo, enquanto as mãos apontam para o céu. Isso pode simbolizar que os assuntos da terra ficam na terra e que os assuntos da alma seguem com ela para a imortalidade.

O arcano Quatro de Espadas, do padrão RWS, salienta o desejo de se eternizar as memórias do passado.  Isso pode se dar pelo cuidado com que os restos mortais, as mensagens e os bens que pertenceram ao falecido são tratados. Estas memórias podem ser também emocionais, na forma de lembranças compartilhadas entre familiares e amigos.

Um mausoléu abriga os restos mortais de uma pessoa muito importante. Isso sinaliza que a pessoa que morreu recebe, dos que ficaram, uma homenagem póstuma e a honraria de ser lembrada por longo tempo.

Um mausoléu pode representar o legado, deixado por quem partiu, na forma de obras de arte, de filosofia, de ciência ou de história. Esse legado pode constituir um acervo, um memorial ou um museu.

A manutenção saudável de um legado cultural, da história de feitos do passado ou da lembrança de um ente querido que se foi são válidos e fazem parte da vida.

2) O numeral IV representa a estabilidade, caso esta estabilidade permaneça imutável, então pode representar a estagnação e a rigidez.

A criação de memoriais para homenagear e preservar a memória de figuras nacionais que angariaram apreço e admiração do povo é comum em todas as culturas. O mesmo tratamento não é dado para pessoas anônimas. No entanto, sabemos de casos de pessoas que não conseguem se desapegar e “deixar que os mortos partam”, pessoas que são capazes de erigir, verdadeiros “mausoléus domésticos”, onde tudo é preservado como o ente falecido deixou.

O arcano Quatro de Espadas, padrão RWS, pode representar a morte de um relacionamento, de um sonho ou de um futuro que não irá se concretizar. Lidar com o fim de algo relevante ou com a morte de alguém importante em nossa vida é uma questão difícil e cuja dor leva tempo para passar. Podemos sentir como se uma parte nossa morresse junto. Mesmo assim, o apego não trará o que ou quem perdemos de volta. A recusa em aceitar o fim, a negação da morte, a estagnação da vida e a teimosia diante do destino são comportamentos que apenas aumentam o sofrimento.

Costumava-se dizer que o luto despendia um período de dois anos. A percepção da passagem do tempo é algo muito pessoal, no entanto, todos concordam que um longo período de estagnação e apatia não é saudável.  Assim como não é saudável apegar-se, demasiadamente, por longo tempo, àqueles que morreram. Isso pode paralisar a vida de quem ficou.  Pode causar um tipo de morte em vida, visto que a paralisação da vida reproduz, de certa maneira, um padrão típico da morte.

Parte das estratégias válidas e saudáveis para se lidar com o luto baseia-se em respeitar o tempo necessário de recuperação da estabilidade emocional após uma perda. Isso inclui, também, afastar-se de locais que despertem memórias dolorosas.

3) A imagem do devoto diante da senhora no vitral e as mãos da escultura postas em posição de oração sugerem a fé religiosa. A fé na vida após a morte serve de apoio durante o luto e ajuda a minimizar as dificuldades em se lidar com a finitude da vida física.

O arcano Quatro de Espadas, do padrão RWS, mostra a face visível da morte, a face que fica – os pertences, as fotos, o túmulo. Nossos olhos não enxergam a vida após a morte, assim como não enxergam no escuro, nem enxergam sob forte luz direcionada contra eles. Os olhos têm suas limitações.  

“O essencial é invisível aos olhos” – Antoine de Saint-Exupéry.

A morte é um portal para a dimensão astral, na qual a vida continua, se desenvolve e floresce.

XX- O Julgamento – Anna K. Tarot

4) Muitos baralhos de tarô, que seguem o padrão RWS, retratam o Quatro de Espadas como uma variante da expressão em latim R.I.P.: “requiescat in pace” ou seja “descanse em paz”.

Everyday witch Tarot

Nestes, a ideia retratada é a de passar um período de tempo em repouso para restabelecer as forças e para se recuperar. Estes baralhos mostram a figura humana dormindo, descansando, meditando ou hibernando.

5) Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.  Há tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;  Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Eclesiastes 3:1,5

MENSAGEM

A vida é movimento, a vida é mudança, a vida é transformação. Tudo na vida tem seu tempo – o tempo de viver e o tempo de morrer; o tempo de chorar e o tempo de voltar a sorrir. A vida é sábia.

CONSELHO

Apenas deixe o fluxo vital te reconduzir de volta à vida.

PALAVRAS-CHAVE

Mausoléu, sepultura, túmulo, “morto e sepultado”,  luto, estagnação, imortalidade da alma, homenagem póstuma, morte em vida,  museu, memorial, acervo, R.I.P. (latim: “requiescat in pace” = “descanse em paz”), desejo de eternizar o passado, apego ao que se foi, estagnação, imobilidade, rigidez, morte.