O BATISMO
DESCRIÇÃO
O arcano Ás de Copas, no padrão Marselha, está representado por uma taça vermelha de base hexagonal dourada coberta por uma tampa também dourada, decorada com uma pequena construção gótica na qual vemos ao centro uma representação estilizada de Nossa Senhora em oração rodeada por seis torres. Abaixo da tampa podemos ver a água na cor azul jorrando e escorrendo pela base.
ASSOCIAÇÕES
1) A imagem do arcano faz lembrar bastante uma fonte batismal que se encontra na Catedral de Orvieto na Itália. A fonte ou pia batismal é o recipiente onde se dá o batismo cristão.
“ Pensei que o velho homem tinha morrido nas águas do batismo, mas descobri que o infeliz sabia nadar. Agora tenho que matá-lo todos os dias.” Martinho Lutero
De acordo com as palavras de Lutero, o batismo pode ser entendido como uma vida que foi purificada pelas águas do arrependimento, ou seja, como um rompimento consciente com os erros do passado e um recomeço de vida na qual a pessoa se compromete com valores morais e espirituais elevados.
Viver o batismo cristão é praticar os ensinamentos de Jesus.
“Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?
Respondeu Jesus: Ame o Senhor, seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento. Este é o primeiro e maior mandamento. E o segundo é semelhante a ele: Ame o seu próximo como a si mesmo.” Mateus 22:36-39
O Amor é a força mais poderosa do universo. É a luz que ilumina a escuridão e dá sentido à vida.
O Ás de Copas simboliza o potencial natural para o amor e para a união. Representa o amor universal e o impulso natural para o bem, para a solidariedade, para a fraternidade e para a amizade. Traduz-se pela disposição para agir com boa vontade para com os demais.
Está associado à vazão dos bons sentimentos, ao bom humor, à alegria, ao otimismo, às boas expectativas e ao entusiasmo em relação à vida e ao futuro.
“Só há uma resposta para o grande problema da humanidade: Amar.” Divaldo Franco
Fonte batismal
O Batismo é o ritual de ingresso na comunidade cristã, por isso pode ter seu significado estendido para simbolizar um rito de passagem e ingresso num grupo social. Ser aceito e fazer parte é pertencer. O pertencimento traz um sentimento de responsabilidade mútua entre o grupo e o membro. A pessoa se importa com o grupo e o grupo se importa com a pessoa. Essa relação de mútuo amparo e consideração fortalece todo o grupo.
Fazer parte de uma comunidade, ingressar numa família ou entrar num coletivo depende de interesses de ambas as partes; a pessoa interessada costuma identificar-se com os valores e comportamentos do grupo. Da mesma forma, cada grupo tem suas regras e expectativas de comportamento. A aceitação plena de um novo membro se dá, muitas vezes, pela mudança interior que o pretendente demonstra ter feito.
O ser humano é um ser social. Ele não nasceu sozinho nem deve viver sozinho, por isso, pertencer a uma comunidade é importante para a saúde mental e emocional de cada um. Além disso, criar vínculos sociais faz parte da natureza humana. Escolher bem estes vínculos é uma questão de sabedoria. Os laços que se atam entre os membros de um grupo podem gerar consequências permanentes, pois tanto bons amigos quanto más companhias podem mudar o rumo de uma vida.
O Ás de Copas sugere a aceitação de um novo membro numa comunidade familiar, social, religiosa ou laboral.
MENSAGEM
O Batismo representa a entrada de um novo membro em um grupo. Pode ser um bebê que chega na família, uma pessoa que entra para a religião ou qualquer outro ingresso de um indivíduo numa comunidade. O Ás de Copas representa o ingresso num grupo amoroso e valoroso, no qual é possível haver desenvolvimento emocional e espiritual, o que sinaliza um momento favorável para se comprometer conscientemente com a própria renovação espiritual, ao assumir uma nova postura na vida, mais amorosa, com base na fraternidade e em valores morais mais elevados.
CONSELHO
Escolha bem as suas companhias. Podemos ingressar em um grupo que nos irá ajudar a crescer e nos tornar pessoas melhores ou num grupo que irá nos prejudicar. Saiba valorizar o seu grupo de apoio ao fazer a sua parte.
PALAVRAS-CHAVE: purificação, batismo, iniciação espiritual, compromisso com a própria renovação espiritual, renascimento, regeneração, amor, união, fazer o bem, solidariedade, fraternidade, amizade, boa vontade, bom humor, esperança, alegria, otimismo, entusiasmo, ser aceito num grupo, comunidade, pertencimento, associação, filiação, ingressar numa família, ingresso, passaporte, acesso.