A APROXIMAÇÃO

DESCRIÇÃO

O arcano Dois de Copas, do padrão RWS, apresenta ao centro um jovem casal. Eles estão posicionados um de frente para o outro e cada um segura uma taça. Ela segura a taça com as duas mãos e ele segura a taça com a mão esquerda enquanto toca as mãos dela com sua mão direita.

O rapaz usa uma guirlanda de rosas vermelhas sobre a cabeça enquanto a moça usa uma guirlanda de folhas de louro. Sobre a mão direita dele aparece a figura do Caduceu de Hermes (duas serpentes entrelaçadas num bastão cuja ponta superior é ladeada por duas asas). As asas do caduceu aparecem junto a cabeça de um leão.

A moça mantém os pés paralelos sobre o piso. O rapaz mantém o pé esquerdo no solo enquanto o pé direito acompanha o movimento da mão direita ao levantar o calcanhar do chão.

Ao fundo aparece uma casinha branca em meio às árvores. O céu está azul.

Sobre a cabeça do Leão aparece o numeral II.

ASSOCIAÇÃO

1) O jovem usa uma coroa de rosas vermelhas sobre a cabeça e a moça usa uma coroa de folhas de louro. Conta a mitologia grega que Eros, deus do amor, conhecido pelos romanos como Cupido, tirou de sua aljava duas flechas, uma de ouro e outra de chumbo. A flecha de ouro provocava o desejo de amar e a flecha de chumbo estimulava o medo de amar.  A atração e a repulsão ao amor. A flecha afiada de ouro acertou em cheio o coração de Apolo e a flecha de ponta abaulada de chumbo acertou a ninfa Dafne. Quanto mais Apolo corria atrás de Dafne, seu primeiro amor,  mais apavorada ela ficava. Quando ele quase a alcançava, ela pediu ao seu pai que a transformasse num loureiro. Desde então, Apolo passou a usar as folhas de louro, sua planta favorita, para fazer as guirlandas que são oferecidas aos vencedores.

Apolo e Dafne – Escultura de Gian Lorenzo Bernini – séc. XVII

A partir deste mito, podemos ver nas rosas vermelhas, o símbolo do desejo de amar, da paixão e do romance e nas folhas de louro, o símbolo do medo de amar. Na dualidade, o medo de amar e o desejo de amar costumam andar juntos.

Às vezes, a paixão é tão intensa que nos toma de assalto e muda a nossa vida.

Esse estado pode ser muito assustador. Algumas pessoas podem pensar que estão perdendo o controle de si mesmas e de suas vidas. Outras podem sentir uma necessidade tamanha do outro que acabam por sujeitarem-se a situações e submeterem-se a exigências descabidas, simplesmente por medo da rejeição. Então o medo da rejeição, de perder o controle e da submissão afasta estas pessoas do amor. Nestes casos, esse medo pode levar a pessoa a boicotar seu relacionamento provocando uma separação como forma de aliviar o medo. A constatação dessa estratégia de fuga nos alerta para observarmos em nossa vida amorosa, se estamos atraindo “magneticamente” pessoas e situações que estão em ressonância com os nossos medos e desejos inconscientes de separação.

Apolo e Dafne

2) Assim como partiu de Apolo a atitude de aproximar-se de Dafne, também, na imagem do arcano, coube ao rapaz fazer o movimento de aproximação e tocar as mãos da jovem a sua frente. Isso não significa, necessariamente, um comportamento obrigatório de gênero, apenas retrata que a ação é um atributo “ masculino” enquanto a recepção é um atributo “feminino”.

3) O caduceu de Hermes aparece entre as duas taças e sobre a mão direita do rapaz. Hermes é um deus grego, uma de suas funções mais importante é servir de mensageiro para os demais deuses do Olimpo. Ele foi escolhido para essa função por conta de sua velocidade assombrosa. Por isso é representado com asas nas sandálias e no seu capacete. Assim como Hermes, a paixão surge de repente, quando menos se espera. Apesar de surgir rapidamente, a paixão pode oferecer a oportunidade de se conhecer o verdadeiro amor.

4) A cabeça do leão e as asas do caduceu cobrem o casal como um abrigo. O leão representa tanto a coragem e a nobreza quanto a natureza animal do ser humano. As asas representam a velocidade e os reinos angelicais. Esse simbolismo sugere que o amor que une um casal, é um sentimento nobre, ao mesmo tempo humano e divino. Representa também a coragem necessária para se colocar vulnerável e permitir a aproximação.

 5) As taças representam as emoções e os sentimentos do coração. Quando aproximam as taças, um em direção ao outro, estão demonstrando a busca da união entre as polaridades masculina e feminina, o desejo de conhecerem a alma um do outro e a oferta emocional que fazem entre si.

Everyday Witch Tarot

6) A casinha distante, mas visível, representa o lar. Após este primeiro encontro, o casal tem, ainda, uma longa jornada a percorrer, no sentido de um dia formar uma família e construir um lar.

O romance costuma ser motivado pela paixão, o estado de espírito em que somos tomados por uma energia que nos impulsiona em direção ao outro com entusiasmo, alegria e prazer.  A paixão toma de assalto o desejo sexual e juntos formam uma grande força de atração que nos empurra em direção ao outro, mesmo quando a nossa mente se agarra em argumentos para mantermos a distância. A paixão é o estímulo inicial que nos lançará numa grande aventura em direção ao amor, à entrega e ao amadurecimento, caso queiramos aprender a amar.

Light Seer’s Tarot

O Dois de Copas marca o momento de encontro do casal, quando as forças superiores impulsionam o progresso da alma por meio da experiência amorosa. Uma grande aventura começa agora para aqueles que se permitem fluir nas águas do amor.

MENSAGEM

A paixão está batendo à sua porta.

CONSELHO

Prepare-se para uma grande aventura no reino do coração. Lembre-se: se ofertar um amor maduro atrairá um relacionamento maduro. Se ofertar um amor infantilizado atrairá um amor imaturo e exigente em troca.

PALAVRAS-CHAVE

Paixão, desejo, atração pelo outro. Atração entre o princípio masculino e o princípio feminino. Sentimento de aproximação, conciliação, encontro, comunhão, união, namoro, afinidade, concórdia. Estar receptivo ao outro. Conhecer alguém. O encontro do casal. Começar um romance. Troca de votos.