A INSATISFAÇÃO EMOCIONAL
DESCRIÇÃO
No arcano Quatro de Copas, do padrão RWS, vemos um rapaz sentado ao pé de uma árvore, de braços cruzados e com o olhar perdido em pensamentos. À direita dele, três taças repousam lado a lado no gramado. Do céu azul surge a mão de Deus oferecendo uma quarta taça. O dia está bonito, o céu está azul e tudo a sua volta parece bem.
ASSOCIAÇÕES
As três taças em pé e o clima tranquilo que a paisagem retrata sugerem que não aconteceu nenhuma ruptura ou evento fora do normal que pudesse abalar a rotina. Tudo parece em ordem, no entanto a postura corporal do rapaz, com as pernas cruzadas, os braços cruzados, o ar pensativo e o olhar para baixo sugerem que ele está voltado para dentro de si mesmo. Podemos especular que, apesar de tudo parecer bem e em ordem, a vida afetiva, talvez não esteja atendendo às expectativas dele e por isso um vazio e uma insatisfação emocionais podem estar se instalando.
INSATISFAÇÃO – A insatisfação e o descontentamento estão ligados à frustração de uma expectativa, desejo ou necessidade. De alguma forma sentimos que a vida nos diz “não”, que ela se recusa a nos atender e que o que ela tem a nos oferecer é pouco e não corresponde aos nossos anseios. Às vezes, sentimos que, por mais que insistamos, a vida nos oferece mais do mesmo. Percebemos que a “novidade” não passa de uma nova versão do que já experimentamos antes e que não nos satisfez. A repetição desse padrão faz parecer que estamos presos num estado permanente do qual não conseguimos nos afastar. Diante deste quadro desanimador, corremos o risco de sentir que não queremos mais tentar, corremos o risco de nos recolhermos e deixarmos de aceitar as oportunidades e possibilidades que surgem.
Aqui vale uma reflexão: se é isso o que estou obtendo da vida, se é esse o vetor resultante que está se manifestando nas minhas experiências, então, quais são os fatores, provavelmente inconscientes, que precisam ser vistos e que estão gerando este resultado? Quais as raízes dessa minha criação? Qual a postura interior, meus pensamentos e crenças que estão produzindo a repetição dessa mesma experiência? O que preciso aprender para superar este estágio e mudar de fase na minha vida?
RECUSA – Outra perspectiva sugere uma recusa deliberada à oferta que lhe é estendida pela Vida. As taças no solo não o satisfazem mais e ele se recusa a receber mais do mesmo.
Quando a nossa recusa ao desenvolvimento e ao amor entra em choque com o nosso mecanismo natural de progresso, esse choque pode ser sentido na forma de um descontentamento, de uma insatisfação. Às vezes apenas sentimos como se faltasse alguma coisa que não sabemos identificar exatamente o que é. Tudo parece em ordem, mas, de alguma forma, nos sentimos vazios.
Uma recusa ao amor, por conta das imperfeições humanas, acaba por revelar a nossa falta de aceitação das limitações da vida. Além de injustas, essas cobranças e expectativas irreais demonstram nossa imaturidade emocional. É preciso uma autoanálise sincera para identificar as exigências e demandas descabidas que fazemos. A partir da conscientização poderemos ser mais razoáveis com o outro e mais realistas com a vida.
OU TUDO OU NADA – Quando a realidade não é como sonhamos, corremos o risco de assumir uma atitude de “tudo ou nada” e na impossibilidade do “tudo”, optarmos pelo “nada”.
ENCLAUSURAMENTO VOLUNTÁRIO – A postura corporal sugere que ele está fechado para o mundo exterior. Este estado de espírito faz com que não perceba a taça que lhe é oferecida pelo Universo. Isso pode simbolizar que, às vezes, corremos o risco de perder as oportunidades que a Vida nos oferece, por estarmos focados no problema em vez de estarmos atentos ao surgimento de uma possível solução.
DIFICULDADE EM AVALIAR A SITUAÇÃO OBJETIVAMENTE – Dificuldade em reconhecer as oportunidades que estão à sua disposição e de agradecer por isto.
FALTA DE DESAFIOS – As facilidades da vida podem dar a impressão de que não há nada a ser conquistado ou acrescentado. A abundância e a fartura podem reduzir a ambição e o desejo de vencer na vida.
MENSAGEM
Às vezes nos sentimos insatisfeitos e perdemos o interesse pelo que nos é oferecido. Pesamos os prós e contras e entre “o pouco” e “o nada”, optamos pelo “nada”, na esperança de evitar mais frustrações. Com essa postura, nos fechamos para a vida e para a possibilidade de mudanças. Quando desistimos, fechamos a porta e decretamos a permanência desta fase de insatisfação em nossa vida.
CONSELHO
Abra mão da pressão para que as coisas sejam do jeito que você quer. Aceite que as pessoas sintam e ofereçam o que têm para oferecer e não o que você gostaria que elas oferecessem e sentissem. Só assim você terá a chance de amadurecer e amar os outros como eles são.
PALAVRAS-CHAVE
Insatisfação, recusa, descontentamento, frustração, depressão, desgosto, estagnação, tédio, falta de interesse, sem motivação.