ASSOCIAÇÕES
Os quatro reinos do tarô pertencem a uma estrutura política maior chamada império. O governante desse império é o Imperador.
O Imperador é a maior autoridade do império e está hierarquicamente acima dos reis e rainhas dos arcanos menores.
O Imperador é uma figura pública. Na verdade, ele é um servidor público, pois sua posição social exige dele o compromisso de servir ao império e ao povo.
Por ser a maior autoridade civil e militar, o Imperador representa o soberano, o sultão, o emir ou o presidente de um país.
Pode representar também o presidente de uma empresa. O Imperador representa, de modo geral, figuras masculinas de autoridade como Deus, chefe, presidente, professor, síndico, diretor, prefeito, policial etc.
O Imperador é também o chefe das forças armadas. Ele lidera o império em batalhas. O Imperador decide qual guerra devemos lutar, qual batalha vale a pena entrar, que aliados escolher, quando é melhor fazer as pazes etc.
O Imperador representa também a expansão do Império humano sobre a natureza. O avanço da civilização sobre regiões distantes e carentes de recursos tecnológicos. Representa a interferência humana sobre os “recursos naturais”.
A autoridade do Imperador é uma autoridade com responsabilidade e maturidade. Ele tem a responsabilidade de decidir que futuro teremos como povo, família ou comunidade.
O Imperador assume responsabilidades, por isso marca a entrada na vida adulta. O surgimento do arquétipo do Imperador numa pessoa sinaliza a chegada à maturidade. O Imperador deve dar exemplo de respeito às leis, de autodisciplina e de compromisso social.
A figura do imperador representa também o pai. Aquele que assume a responsabilidade pela família, como líder e provedor do núcleo familiar. Nos dias de hoje, o papel de provedor e chefe de família é exercido por homens e por mulheres. Isso demonstra que o arquétipo do Imperador existe em cada ser humano.
Uma mulher que exerça a função de Imperador é chamada de imperadora. No tarô, a Imperatriz, arcano 3, é a esposa do Imperador e mãe dos filhos deles. Com relação a vida individual, o Imperador representa a autoridade interior, aquela parte que determina o que precisa ser feito. É o Imperador interior que assume a liderança e decide quais atitudes deverão ser tomadas. Tanto homens quanto mulheres têm um Imperador interior que dirige suas vidas e decide quais são as melhores decisões em cada situação.
O Imperador individual representa a nossa soberania sobre a própria vida. É aquela parte interior que governa a nossa vida, que toma decisões, que dá as regras, que estabelece a disciplina, que assume a responsabilidade pelos próprios atos.
Ser o protagonista da própria vida é assumir a responsabilidade por si mesmo e pelo próprio destino. Muitas vezes, o medo das consequências dos próprios atos e a falta de confiança em si mesmo faz com que entreguemos esta responsabilidade para outras pessoas.
O Imperador manda. O Imperador representa o poder e, sem poder, a impotência se instala e com ela os riscos da dependência aumentam. A ausência do imperador deixa a pessoa fraca diante da vida. Sem poder de decisão, sem força de vontade, sem disciplina, sem código de ética, sem autoridade, uma pessoa se encontra à deriva na vida, sendo levada de um lado para o outro pelas circunstâncias.
É o Imperador que decide os rumos da nossa vida. Quando o Imperador está ausente, não há governo interior. Sem um governador interior nos sentimos perdidos. Quando não temos um Imperador interior, que assume as rédeas da própria vida, agimos seguindo os outros, como súditos, pensando pela cabeça dos outros, fazendo o que os outros mandam.
A dependência se instala quando deixamos de ser os protagonistas de nossas vidas e passamos a orbitar a vida de outros. Quando não honramos nosso Imperador interior, nos tornamos súditos do Imperador de outra pessoa. Honrar o Imperador interior significa respeitar nossa autonomia e a autonomia dos outros e saber que, enquanto não mandarmos em nós mesmos, os outros mandarão.
Atualmente, a palavra da moda, que representa a recondução do Imperador ao seu lugar de direito é “empoderamento“. Aquelas pessoas que entregaram o seu poder pessoal a outros e que, agora estão resgatando a própria autonomia, têm usado o termo “empoderamento” como uma nova atitude diante da vida, na qual assumem a posição de protagonistas de suas histórias de vida, com poder transformador do destino e independência.
Muitas pessoas confundem o arquétipo do imperador com o arquétipo do tirano. O tirano representa um poder sem disciplina, sem ética, sem liderança, sem responsabilidade pelo bem comum e exercido pela força. O tirano serve a propósitos inferiores. Enquanto o Imperador constrói um império, o tirano o destrói.
Essa confusão entre o arquétipo do imperador e o arquétipo do tirano faz com que algumas pessoas rejeitem o Imperador, pensando estar rejeitando o tirano. Isso causa conflito e prejudica a condução interior, além de prejudicar os relacionamentos.
Cada pessoa tem seu Imperador interior. Quando a nossa vida está bagunçada é o Imperador interior que irá organizá-la. Ele assume a responsabilidade, ele determina os passos seguintes, ele toma a frente nas batalhas da vida.
O arquétipo do Imperador representa o seu protagonismo, a sua liderança, a sua autonomia, o seu código de ética, tanto quanto representa as leis e as autoridades exteriores.
MENSAGEM
A autoridade verdadeira não é imposta, ela vem como reconhecimento pela liderança saudável, exercida com o exemplo e com o compromisso de servir.
CONSELHO
Poder e responsabilidade são inseparáveis. Reflita sobre a responsabilidade que o poder requer, sobre o peso que é exercê-lo e sobre a sabedoria necessária para exercê-lo bem. Questione-se a respeito de suas intenções e propósitos e, então, assuma, de maneira adulta, o seu lugar na sua vida e na sociedade. Assuma a responsabilidade pelos seus atos, seja o protagonista da sua história, empodere-se.
PALAVRAS-CHAVE
Autoridade, poder, governo, ordem, organização, estrutura, civilização, construção, soberania, figura pública, figuras masculinas de autoridade, masculinidade, presidente, chefe, pai, paternidade, compromisso, responsabilidade, disciplina, leis, regras, código de ética, liderança, autonomia, se colocar no mundo com firmeza, autodeterminação, poder de decisão, liberdade, força de vontade, independência, protagonismo pessoal, empoderamento.
Perfeito,posso associar este Arquétipo ao da Leoa eu sendo mulher?
Oi Daiana,
O arcano IV-O Imperador está dentro de cada um. Mulher ou homem. Não sei exatamente a que você se refere quando fala em arquétipo da leoa por isso, infelizmente não posso responder a essa pergunta.