OS MAMELUCOS
No século IX foi criado um exército com o propósito de servir ao califado islâmico dos Abássidas. Este exército era formado, em sua maioria, por escravos turcos, árabes e eslavos. Os soldados eram recrutados entre os escravos estrangeiros, domésticos e não muçulmanos. O nome “mameluco” significa escravo, criado ou propriedade. Ao converterem-se ao Islamismo, os jovens, deixavam a condição de escravos e passavam a ser treinados como soldados da cavalaria.
Os Mamelucos se tornaram uma casta militar. Em 1250 chegaram ao poder por meio de uma revolta armada. No decorrer dos séculos XIII ao XVI comandaram o Egito e a Índia. No final do século XVIII perderam o controle do Egito para Napoleão Bonaparte na famosa batalha das pirâmides. Conta-se que a esfinge de Gizé perdeu a ponta do seu nariz durante os ajustes de mira dos canhões dos Mamelucos que, segundo os historiadores, usaram tanto a esfinge quanto as pirâmides como alvo na calibragem de sua artilharia.
Os Mamelucos foram dizimados no começo do século XIX pelas mãos de Mohamed Ali, considerado o fundador do Egito moderno.
O BARALHO MAMELUCO
O baralho mameluco, descoberto na Turquia em 1939, é frequentemente mencionado quando o assunto é a origem do tarô. A grande semelhança entre os naipes mamelucos e os naipes do Tarô de Marselha chamam a atenção dos pesquisadores. Além da estética semelhante, ambos apresentam uma espada ou um bastão na posição central das cartas de número ímpar.
Os naipes do baralho mameluco, também chamado de sarraceno, são moedas, taças, cimitarras e tacos de polo.
AS CARTAS DA CORTE
As cartas da corte no baralho mameluco são marcadas por essa faixa azul que as diferem das demais. Elas representam o Malik (o soberano), o Naib (o segundo no comando) e o Naib Thaní , (o terceiro no comando). Acredita-se que a palavra naib possa ter evoluído para a palavra naipe e o jogo dos naibes passou a ser chamado de jogo dos naipes.
Alguns pesquisadores acreditam que o baralho mameluco influenciou o baralho de jogos europeu enquanto outros acreditam que as cartas possam ter migrado da Europa para o Oriente.
Atualmente três baralhos incompletos podem ser vistos no Museu Topkapi Sarayi, em Estambul na Turquia.