Estabelece-se uma relação entre o consulente, o consultor e o oráculo. No caso de uma consulta a um oráculo espiritual, o consultor fará a comunicação entre o espírito e o consulente, nos demais casos, há apenas a leitura de um instrumento oracular.

Alguns consulentes tem uma participação mais ativa no processo, como na cartomancia, quando podem escolher as cartas de um baralho, ou mais passivas como no jogo de búzios, quando não tocam no oráculo.

O Consulente faz a pergunta e o oráculo oferece uma resposta. O Consultor, então, interpreta a resposta do oráculo – lê a sorte, como se diz.

A qualidade do consultor ao interpretar o oráculo e a utilização de um código de leitura claro e objetivo farão diferença no resultado da consulta. Um consultor bem preparado obterá mais precisão em suas leituras.

PARA QUE SERVE UM ORÁCULO?

Oráculos servem para responder perguntas, inclusive sobre o futuro.

O QUE PODE SER USADO COMO ORÁCULO?

Quase tudo pode ser usado como um oráculo. Um oráculo pode ser estabelecido a partir de objetos como espelhos (Catroptomancia), livros (Bibliomancia), bola de cristal (Cristalomancia) ou dados (Cleromancia) e também por fenômenos da natureza como fogo (Piromancia) ou nuvens e ventos (Aeromancia). Nostradamus fazia suas previsões sentado sobre um tripé de cobre, segurando um ramo entre as mãos e com os pés mergulhados numa bacia cheia d’água que por vezes chegava a molhar a barra da sua túnica.

Existem dezenas de métodos divinatórios; os mais conhecidos no Brasil são a Cartomancia (cartas de baralho), a Quiromancia (formas e linhas da mão), a Cafeomancia (borras de café na xícara), os Búzios (conchas), as Runas (alfabeto rúnico), o I Ching (hexagramas), a Astrologia (os astros celestes) e a Radiestesia (pêndulo).

O TARÔ É CONSIDERADO UM ORÁCULO?

Sim. O Tarô é um instrumento utilizado também para responder perguntas.

É POSSÍVEL CONSULTAR O INSTRUMENTO ORACULAR PARA SI MESMO?

Sim, é possível, embora muitos consultores prefiram consultar outra pessoa para isso, pois temem influenciar inconscientemente a leitura da resposta do oráculo.