Arcano, do latim, arcanum significa mistério. Mistério é o nome que se dá a um mito ou história que legitima os rituais e práticas de uma religião através do simbolismo de sua liturgia.
Papus, em 1889, em seu livro chamado “Tarô dos Boêmios”, usou o termo arcano menor e arcano maior para designar as cartas do Tarô que no passado eram chamadas de cartas de jogar e de cartas de trunfos, respectivamente.
Por meio dos arcanos maiores e menores, as informações estão dispostas e relacionadas entre si de maneira simbólica. Para traduzi-las é necessário conhecer as características, o contexto, as partes envolvidas, os valores e as relações representados pelos símbolos. Costuma-se dizer que os arcanos menores tratam dos processos da vida cotidiana, enquanto os arcanos maiores retratam a jornada arquetípica da alma.
Em cada arcano uma ou mais mensagens aguardam para serem desvendadas. Aqueles que, com dedicação, estudo e perseverança se empenharem para decodificá-las terão, como recompensa, a revelação de seus mistérios.
O que elas dizem? Embarque nesta jornada e descobrirá. Posso assegurar que será uma viagem de conhecimento e autoconhecimento que pode promover crescimento e transformação pessoal e, por isso mesmo, vale muito a pena ser empreendida.