As personalidades dos reis e rainhas do tarô são melhor compreendidas por meio de uma combinação de princípio e gênero.
Princípio masculino – REINOS DE PAUS E ESPADAS
Os reinos de Paus e Espadas representam, respectivamente, a vontade e o pensamento. Tanto a vontade quanto o pensamento impulsionam e colocam em movimento a energia e por isso representam o princípio ativo masculino, também chamado de Yang. Nos reinos que expressam o princípio masculino, os reis ganham mais intensidade e visibilidade pois o gênero masculino tem afinidade com o princípio masculino.
O Reino de Paus representa a dimensão do espírito, da imaginação e da criatividade.
O Rei de Paus, apoiado por sua rainha, sente-se forte e saudável para exercer sua liderança carismática e impulsionar os sonhos e os projetos que a imaginação fértil e criativa de seu povo produz. O Rei de Paus, de maneira pública, lidera seu povo por meio de sua vontade transformadora e dinâmica. Ele externaliza o elemento fogo, símbolo das terras quentes de seu reino.
A Rainha de Paus internaliza, simbolicamente, este mesmo fogo em seu ventre, transformando a tocha ardente que o rei expressa, em brasas que aquecem o fogão e a lareira do lar. Assim, a Rainha de Paus utiliza a energia do fogo para aquecer e aconchegar, para cozinhar e esterilizar. Esse uso doméstico e interno do fogo é menos público e visível do que o uso feito pelo rei, mas sustenta, conforta e mantém a vida quando o sol se vai e a noite chega gelada. Ao redor desta chama constante e confiável, que a Rainha de Paus representa, o povo se mantém aquecido e seguro e sua espiritualidade, criatividade e imaginação fértil podem se elevar ao céu de maneira vibrante como o fogo.
No Reino de Espadas, o princípio masculino se expressa de maneira mais visível na figura do rei, isso se dá por conta da afinidade com gênero masculino.
Por meio de sua excelente oratória, o Rei de Espadas expõe os conhecimentos e as leis. A capacidade de bem expressar os pensamentos, a clareza das ideias, a eloquência do rei e sua ótima argumentação impressionam os ouvintes e proporcionam uma boa comunicação.
As características femininas de ouvir, entender, assimilar, aprender e memorizar da Rainha de Espadas permitem que o conhecimento seja internalizado e armazenado. O trabalho interior desenvolvido pela rainha dá o suporte e a segurança que a produção do conhecimento requer. Além disso, as habilidades da rainha oferecem o embasamento teórico necessário para o discurso do rei. Dessa maneira, apesar de seu trabalho se fazer nos bastidores, a Rainha de Espadas desempenha um papel fundamental no reino.
Princípio feminino – REINOS DE OUROS E COPAS
O princípio feminino – Yin se manifesta com mais clareza nos Reinos de Ouros e Copas.
O Reino de Ouros, muito rico em matérias primas e com disponibilidade de mão de obra dedicada, através do trabalho, materializa e produz as criações que o Reino de Paus idealiza. Essa receptividade do povo de Ouros à criatividade do povo de Paus se faz mais evidente na figura de sua rainha.
A natureza acolhedora e receptiva do Princípio feminino encontra afinidade no gênero feminino, por isso, a Rainha de Ouros representa melhor a essência de seu reino. Essa representatividade política da rainha a coloca em evidência e permite que as transações entre os reinos aconteçam por meio das boas relações sociais que a rainha, como boa anfitriã, faz questão de alimentar com o Reino de Paus e demais reinos vizinhos.
O Rei de Ouros se encarrega da produção, é ele quem lidera a indústria e administra os campos agrícolas do reino. A partir do trabalho árduo e determinado do Rei de Ouros, que com responsabilidade e honestidade encabeça também as tarefas da produção de minérios, a riqueza do Reino cresce e o bem estar do povo aumenta. Assim, o trabalho do povo e de seus soberanos, na figura do rei e da rainha, produz a riqueza e mantém a prosperidade do Reino de Ouros.
O Reino de Copas abriga um povo sensível e acolhedor. Os cidadãos do reino costumam acolher a ciência produzida no reino vizinho de Espadas e confiar nas informações que recebem de lá. Essa receptividade à produção intelectual vinda do reino de Espadas costuma impressionar sua natureza sensível; isso se reflete em sua saúde física e estado emocional. Quando as notícias são boas o povo se alegra, quando são ruins, o povo se entristece. Quando as notícias são muito tristes, eles chegam a sentir doer no coração. A capacidade de sentir a vida intensamente é uma característica marcante também em sua rainha. A Rainha de Copas, por pertencer ao gênero feminino, encontra afinidade com o princípio feminino, tão característico de seu povo. Assim, é ela quem expressa melhor a essência de seu reino.
A Rainha de Copas por meio de sua forte empatia é capaz de sentir as necessidades de seu povo e se compadecer dos necessitados. Ela os acolhe e conforta também por meio de suas obras sociais que se espalham pelo reino. Além do conforto material básico, estes centros de acolhimento promovem os cuidados psicológicos tão importantes para a reabilitação dos acolhidos e pleno restabelecimento deles.
A Rainha se preocupa também com aqueles que buscam refúgio em seu reino. O Reino de Copas conforta também os refugiados vindos de áreas de conflito e lhes presta os serviços de amparo social e emocional.
A rainha é uma mulher muito feminina e delicada. Ela é romântica, dona de uma sensibilidade excepcional, além de possuir sentimentos nobres. Estas qualidades, somadas à sua atitude acolhedora e ao seu coração amoroso, fazem da Rainha de Copas uma rainha muito amada por seu povo, que vê nela uma figura angelical.
O Rei de Copas é um rei que, ao lado de sua rainha, exerce sua liderança com amor, compaixão e empatia. Ele trabalha visando oferecer o bem estar físico e emocional ao seu povo. Com este intento, ele criou, recentemente, o Ministério da Fraternidade que busca dar condições básicas de desenvolvimento a todos. Criou também um índice de desenvolvimento que mede o bem estar do povo, o IF – índice de felicidade. Com isso ele espera identificar as áreas que precisam de mais incentivo e promover em todo o reino o desenvolvimento saudável de seu povo.
O Rei também demonstra grande preocupação com o meio ambiente e mais ainda com suas águas. As águas do Reino de Copas são muito famosas por sua ação medicinal, por seus balneários e por suas praias. Além disso, as nascentes de seu reino geram os rios que irrigam a produção agrícola do Reino de Ouros.
O bom reinado que os reis e as rainhas exercem juntos só é possível pela parceria de ambos, pela função que cada um desempenha em harmonia com a própria natureza interior.