LA FUERZA – LA FORZA – LA FORCE – FORTEZA – STRENGTH – FORTITUDE
ASSOCIAÇÕES
1 – O arcano XI , a Força, é tradicionalmente ilustrada com uma cena na qual uma mulher imobiliza um leão com as mãos nuas, assim como fez Sansão.
Conta-se que Sansão foi o homem mais forte que já viveu sobre a Terra. Ele foi consagrado a Deus ainda no ventre de sua mãe. Ele era um “nazireu”; isso significa que ele tinha um voto, ou seja, um compromisso com Deus de não consumir bebidas alcoólicas, não cortar o cabelo e manter-se distante de ambientes no qual tivessem pessoas mortas, devendo evitar velórios e funerais. Esse voto era um sacrifício oferecido a Deus com a intenção de cultivar a força de vontade para vencer as baixas inclinações humanas.
Um dia, quando Sansão seguia por uma estrada a caminho de uma cidade próxima, deparou-se com um jovem leão em atitude ameaçadora. Sansão lutou com as mãos nuas, contra o felino e o matou. Por conta deste ato, Sansão passou a representar a força física e espiritual necessárias para vencer as ameaças.
2 – Outro combate clássico entre um homem e um leão foi travado por Hércules e o leão de Nemeia. Após acertar a cabeça do leão com sua clava, Hércules estrangulou o leão desacordado. A partir daí, Hércules passou a usar o couro do leão como capa protetora, visto que o couro era impenetrável.
Tanto o tarô mitológico quanto o Tarô Visconti Sorza se utilizam da figura de Hércules na imagem do arcano da Força.
3. O leão, no contexto da carta da Força pode ser associado a três significados: no primeiro, como o rei dos animais, ele ocupa o lugar mais importante da alcateia e aguarda ser servido. Quando as leoas voltam com a caça, é ele o primeiro a comer. Este comportamento pode representar o orgulho, o egoísmo e o sentimento de superioridade em relação aos demais. No segundo, o leão representa a força dos instintos naturais, como o da sobrevivência. No terceiro significado, o ataque de um leão contra um homem traz grande perigo, por isso, o leão também representa um grande risco de morte. Vencer o leão significa não apenas vencer o orgulho, o egoísmo, o desejo de ser servido e o complexo de superioridade como também, em caso de extrema necessidade, ser capaz de vencer o próprio instinto de sobrevivência, em prol dos outros, numa luta de vida ou morte.
4. Junto com a Prudência, a Temperança e a Justiça, a Força é uma das quatro virtudes cardeais, ou seja, uma das quatro principais virtudes. As virtudes são qualidades humanas positivas que podem ser aprimoradas. As virtudes são desenvolvidas pelo esforço humano e a partir das virtudes cardeais fluem muitas outras virtudes: a partir da Força temos a coragem, a perseverança, a constância etc.
A Força é também chamada de virtude dos Fortes, Forteza ou Fortaleza e é a virtude necessária para o enfrentamento das ameaças, dos perigos e do risco de morte. Um forte é alguém disposto a sacrificar a si mesmo, sua sobrevivência, sua vida por algo maior que ele. No passado, muitos guerreiros enfrentavam as batalhas, em defesa de seu povo, apoiados nesse espírito de sacrifício. Hoje temos o exemplo dos militares que vão à guerra para defender o povo, os bombeiros que, para salvar vidas, se arriscam em incêndios ou em mergulhos no mar agitado. Há também os protetores de animais em áreas remotas e perigosas que arriscam suas vidas para proteger animais em risco de extinção . Há também o pessoal médico em zonas de guerra ou em meio a epidemias. Os heróis costumam apresentar a virtude da Força diante do perigo.
5. A Virtude da Força tem relação com a maneira como nos relacionamos com a morte. Quem tem medo de morrer costuma ter medo de viver ou precisa constantemente desafiar a morte para provar, a si mesmo, que não a teme.
SER FORTE é enfrentar a morte conscientemente, correndo os riscos necessários, por uma causa nobre e justa, no momento adequado, no local apropriado e da maneira correta.
Aquele que é forte, diante da morte, acredita em si mesmo, mantém a calma, conecta-se com o seu poder interior, foca na solução e age com confiança. Um exemplo recente de um forte é a professora Heley Abreu. Ela morreu em 2017 por causa das queimaduras que sofreu em aproximadamente 90% do seu corpo após lutar contra um incendiário que molhou as crianças de uma creche com álcool e ateou fogo nas crianças e nele mesmo. Ela, com a sua força física e moral, salvou do incêndio cerca de 25 alunos da creche em que trabalhava.
“As necessidades de muitos sobrepõem-se às necessidades de poucos ou as de um só.” Star Trek
6. A Força é uma virtude, sendo assim, não tem características negativas. A virtude representa o ponto de equilíbrio. As características negativas são os comportamentos fora das virtudes, chamados de vícios. Os vício correspondentes a virtude da força são por excesso, a “audácia” e por falta de força, a “timidez.” Aqui o termo “timidez” é usado como sinônimo de “covardia”. Evitar riscos necessários por medo da morte ou correr riscos desnecessários, sem motivo justo, são atitudes que atestam os vícios relacionados à virtude da Força.
Ser um forte é diferente de ser audacioso. A audácia é um defeito que leva uma pessoa a correr riscos desnecessários e a colocar a própria vida e a vida dos outros em perigo por motivação fútil.
7. A virtude da força é representada, muitas vezes, por uma mulher vestida de armadura militar ao lado de uma coluna ou leão.
Algumas vezes a figura da coluna aparece partida. No Tarocchi de Mantegna vemos o leão triste e a FORTEZA lamentando junto a uma coluna quebrada. A coluna também simboliza o homem ereto. A coluna partida representa a vida que foi interrompida prematuramente pela morte. Assim, a virtude da Força ao lado da coluna quebrada pode simbolizar lamento pelo forte que morreu jovem.
Antigamente, chamava-se de coluna uma formação militar tradicional romana. Uma formação na qual os soldados eram dispostos em uma ou mais fileiras de acordo com as armas que levavam. Durante o combate, as fileiras armadas atacavam de forma estratégica e em sequencia, o inimigo, fila após fila, com diferentes armas, até que todas os armamentos tivessem sido utilizados. Essa utilização estratégica da força militar sinaliza que a força deve ser usada de maneira racional.
8. A coluna também representa a força de sustentação que resiste e segura o peso que recai sobre si. A Fortaleza costuma ser uma construção sólida e segura que sustenta, defende, protege e abriga. Dessa forma, podemos ver a virtude da Força retratada numa atitude de proteção ao próximo, onde O MAIS FORTE PROTEGE OS MAIS FRACOS.
O arcano da Força é tradicionalmente numerado como XI no padrão Marselha. A partir do lançamento do Tarô de Arthur Waite, em 1909, a Força passou a ser numerada, nos tarôs que seguem o padrão RWS, com o numeral VIII.
MENSAGEM
A Força é mais forte que o medo. Existe uma força interior dentro de cada um de nós que é capaz de enfrentar os riscos necessários para defender e proteger os mais fracos e ajudar aqueles que precisam de ajuda. A coragem de um forte, que enfrenta o risco da morte para salvar o próximo, caracteriza um herói.
CONSELHO
A Força guiada pela razão obtém melhores resultados. Enfrente, conscientemente, os riscos necessários, no momento adequado, no local apropriado e da maneira correta.
PALAVRAS-CHAVE
Coragem apoiada na razão, virtude, bravura, heroísmo, sacrifício. Resistir, resguardar, proteger. Firmeza, solidez, vigor, determinação, força de vontade. Capacidade de sustentar a posição e seguir em frente até o fim; Disposição de lutar até a morte.